top of page
Nos idos de 1996, a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino aluga o prédio de nº 400 localizado à Av. Santa Catarina com a finalidade de ali implantar um de seus terreiros. Antes da locação realizada pela instituição passaram por lá dois terreiros de umbanda, sendo um deles do falecido Roberto Getúlio de Barros, Roberto Guarantã, como ficou conhecido. O que ganha relevância na história de Pai Rivas, pois o mesmo, no início de sua adolescência, frequentara as giras de Roberto Guarantã, onde incorporou o caboclo Urubatão da Guia. Logo, o local tinha vínculos íntimos com a trajetória do fundador da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino.
Por quê?
75% das vítimas de homicídio no País são negras, aponta Atlas da Violência
Proporção é a mais alta da década, segundo estudo do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança divulgado nesta quarta. Assassinato é causa de metade das mortes de jovens
Fonte: Estadão
Negros têm maior incidência de problemas de saúde evitáveis no Brasil, alerta ONU
Mortalidade de recém-nascidos antes dos seis dias de vida, infecções sexualmente transmissíveis, mortes maternas, hanseníase e tuberculose. Estes são alguns dos problemas de saúde evitáveis mais frequentes entre a população negra, tanto em comparação ao contingente branco quanto em relação às médias nacionais, alertaram as Nações Unidas na segunda-feira (29), com base em dados oficiais.
Fonte: Geledés
Negros são menos de 1% entre advogados de grandes escritórios, diz pesquisa
"Olá, tudo bem? Gostaria de falar com a doutora Renata Shaw." A pergunta já foi ouvida mais de uma vez em sua sala pela própria Renata Shaw, advogada especialista em propriedade intelectual. Ela é negra.
Fonte: Folha de S.Paulo
Evasão escolar é maior entre jovens negros. ‘É a violência do racismo’
Quase metade dos homens negros, de 19 a 24 anos, não concluiram o ensino médio, diz o IBGE. Entre mulheres negras, índice chega a ser de 33%. Para especialistas, abandono escolar tem raízes sociais.
Fonte: Rede Brasil Atual
Atribuição da imagem de fundo: Vector de Fondo creado por freepik - www.freepik.es
Qual a sua cor nisso tudo?
Veja os banners da exposição
Como será?
Em novembro de 2019, a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino, em parceria com o Fórum da Comarca de Itanhaém, por iniciativa e apoio da Dra. Juíza de Direito Helen Cristina de Melo Alexandre, e a Prefeitura da Cidade, realizou a Semana da Consciência Negra, de 11 a 29 de novembro, intitulada Violência em cores. Com curadoria de Mãe Maria Elise Rivas, a Semana da Consciência Negra 2019 contou com:
Exposição no Fórum da Comarca de Itanhaém.
Com banners desenvolvidos pela OICD sobre o tema da Violência contra os negros no Brasil, com abordagens sócio-históricas calcadas em dados e pesquisas oficiais.
Seguindo o mote de divulgação e promoção da acessibilidade à cultura afro-brasileira, a OICD informa que a exposição foi gratuita e aberta a todas e todos.
bottom of page