75% das vítimas de homicídio no País são negras, aponta Atlas da Violência

Proporção é a mais alta da década, segundo estudo do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança divulgado nesta quarta. Assassinato é causa de metade das mortes de jovens

Fonte: Estadão

Negros têm maior incidência de problemas de saúde evitáveis no Brasil, alerta ONU

Mortalidade de recém-nascidos antes dos seis dias de vida, infecções sexualmente transmissíveis, mortes maternas, hanseníase e tuberculose. Estes são alguns dos problemas de saúde evitáveis mais frequentes entre a população negra, tanto em comparação ao contingente branco quanto em relação às médias nacionais, alertaram as Nações Unidas na segunda-feira (29), com base em dados oficiais.

Fonte: Geledés

Negros são menos de 1% entre advogados de grandes escritórios, diz pesquisa

"Olá, tudo bem? Gostaria de falar com a doutora Renata Shaw." A pergunta já foi ouvida mais de uma vez em sua sala pela própria Renata Shaw, advogada especialista em propriedade intelectual. Ela é negra.

Fonte: Folha de S.Paulo

Evasão escolar é maior entre jovens negros. ‘É a violência do racismo’

Quase metade dos homens negros, de 19 a 24 anos, não concluiram o ensino médio, diz o IBGE. Entre mulheres negras, índice chega a ser de 33%. Para especialistas, abandono escolar tem raízes sociais.

Fonte: Rede Brasil Atual

Qual a sua cor nisso tudo?

Veja os banners da exposição

 

Em novembro de 2019, a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino, em parceria com o Fórum da Comarca de Itanhaém, por iniciativa e apoio da Dra. Juíza de Direito Helen Cristina de Melo Alexandre, e a Prefeitura da Cidade, realizou a Semana da Consciência Negra, de 11 a 29 de novembro, intitulada Violência em cores. Com curadoria de Mãe Maria Elise Rivas, a Semana da Consciência Negra 2019 contou com: 

Exposição no Fórum da Comarca de Itanhaém. 

Com banners desenvolvidos pela OICD sobre o tema da Violência contra os negros no Brasil, com abordagens sócio-históricas calcadas em dados e pesquisas oficiais. 

Seguindo o mote de divulgação e promoção da acessibilidade à cultura afro-brasileira,  a OICD informa que a exposição foi gratuita e aberta a todas e todos.

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações

Siga a OICD:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2020 Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino - Desde 1970