top of page
Nos idos de 1996, a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino aluga o prédio de nº 400 localizado à Av. Santa Catarina com a finalidade de ali implantar um de seus terreiros. Antes da locação realizada pela instituição passaram por lá dois terreiros de umbanda, sendo um deles do falecido Roberto Getúlio de Barros, Roberto Guarantã, como ficou conhecido. O que ganha relevância na história de Pai Rivas, pois o mesmo, no início de sua adolescência, frequentara as giras de Roberto Guarantã, onde incorporou o caboclo Urubatão da Guia. Logo, o local tinha vínculos íntimos com a trajetória do fundador da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino.
O Brasil e suas Africanidades
A exposição foi sediada na Pinacoteca Municipal de Itanhaém, de 7 a 30 de novembro de 2017. A exposição apresentou objetos e temas inéditos na região e retratou o cenário desde a chegada dos africanos ao Brasil, no processo diaspórico, e quais contribuições foram trazidas na formação da Cultura do povo brasileiro em seus diversos aspectos, como metalurgia, agropecuária, alimentação, medicina, arte, religiosidade, musicalidade, vestuário etc. Contou com apoio da Prefeitura Municipal de Itanhaém e com o Departamento de Cultura da cidade.
PRINCIPAIS OBJETOS E OBRAS DE ARTE EXPOSTAS - esculturas de Moçambique, os quadros do Quênia, roupas e adereços tradicionais, instrumentos musicais que deram origem ao samba, alimentos e plantas que vieram da África, e tornaram-se populares no dia a dia brasileiro.
Outro ponto forte foi a presença de um CONTADOR DE HISTÓRIAS ao longo da exposição, além de 3 Workshops realizados aos domingos, foram eles:
Dia 12/11 – 12h às 13h30 e 15h às 16h30 - O som da África em Corpos Brasileiros
Palestra e demonstração prática da Construção da musicalidade brasileira com influência africana
Dia 19/11 – 12h às 13h30 - Na Boca do Povo – A Comida Africana na Boca do Brasileiro
Palestra e degustação de alimentos Afro-Brasileiros
19/11 - 15h às 16h30 - A Cor da Arte Africana
LOCAL: Pinacoteca Municipal de Itanhaém - Praça Carlos Botelho, 48 - Centro Histórico - Itanhaém.
bottom of page