Nos idos de 1996, a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino aluga o prédio de nº 400 localizado à Av. Santa Catarina com a finalidade de ali implantar um de seus terreiros. Antes da locação realizada pela instituição passaram por lá dois terreiros de umbanda, sendo um deles do falecido Roberto Getúlio de Barros, Roberto Guarantã, como ficou conhecido. O que ganha relevância na história de Pai Rivas, pois o mesmo, no início de sua adolescência, frequentara as giras de Roberto Guarantã, onde incorporou o caboclo Urubatão da Guia. Logo, o local tinha vínculos íntimos com a trajetória do fundador da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino.
Ilé Oka Sete Lajedos
Terreiro de candomblé de caboclo fundado em 10 de maio de 2017, em São Paulo. O Ilé Oka 7 Lajedos é um projeto, assim como Ilé Oka Sete Estradas e demais templos implantados por Pai Rivas (Babá Rivas Ty Ògìyàn), que envolve o estabelecimento e consolidação do diálogo permanente entre os três núcleos duros1 das religiões afro-brasileiras, a saber: o núcleo da(s) umbanda(s), encantarias (jurema, candomblé de caboclo, terecô, babassuê, toré, xambá, entre outros) e candomblé(s). O candomblé de caboclo tem a presença primordial do caboclo, mas sem desconsiderar o Òrìṣá ou Inkisi. Deste modo, o candomblé de caboclo dificilmente não se encontra ligado a alguma nação de candomblé, quer seja Angola ou não2. Ele tem o ancestral, o caboclo, como figura central, que pode ou não ser índio. Eles podem se apresentar como caboclos de pena – índios – ou como boiadeiros, outras vezes como marinheiros, entre outros.
Ele se encontra entre o culto ao Òrìṣá e Inkisi (candomblé) e o culto voltado ao ancestral (umbanda). Ele é o ponto de “intersecção” ou ponto de diálogo entre candomblé e umbanda. Premissa defendida por Pai Rivas (Babá Rivas Ty Ògìyàn) e defendida por mim de que as religiões afro-brasileiras se encontram em diálogo constante como parte de constituição e manutenção da tradição, sem anular as características próprias que as definem como uma determinada escola das religiões afro-brasileiras3.
No Ilé Oka Sete Lajedos são realizados ritos públicos gratuitos conforme cronograma, nos quais há consultas com os(as) caboclos e a busca de auxiliar a comunidade em geral a dirimir seus males do corpo e da alma.
__________________________________
1 Para maiores esclarecimentos sobre este conceito, indicamos a leitura da obra Teologia do Ori-Bará, de F. Rivas Neto, publicada pela Arché Editora.
2 Indicamos PRANDI, Reginaldo; VALLADO, Armando; SOUZA, André Ricardo. Candomblé de Caboclo em São Paulo. In: PRANDI, Reginaldo. Encantaria brasileira. Editora Pallas, 2004, p. 120 a 145.
O conceito de escola foi cunhado por F. Rivas Neto, no qual ele afirma que “as várias escolas correspondem a alguns tipos de visões [...] as várias formas de interpretar e manifestar” (RIVAS NETO, F. Escolas das religiões afro-brasileiras: tradição oral e diversidade. São Paulo: Arché, 2012, p. 25) os diferentes métodos, epistemologias e ética.