Nos idos de 1996, a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino aluga o prédio de nº 400 localizado à Av. Santa Catarina com a finalidade de ali implantar um de seus terreiros. Antes da locação realizada pela instituição passaram por lá dois terreiros de umbanda, sendo um deles do falecido Roberto Getúlio de Barros, Roberto Guarantã, como ficou conhecido. O que ganha relevância na história de Pai Rivas, pois o mesmo, no início de sua adolescência, frequentara as giras de Roberto Guarantã, onde incorporou o caboclo Urubatão da Guia. Logo, o local tinha vínculos íntimos com a trajetória do fundador da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino.
Plataforma: Cursos EaD
A OICD tem como objetivo central as atividades religiosas. Contudo, sabemos que o espiritual se manifesta na sociedade, na cultura, na política e na economia. São, no fundo, a mesma realidade manifesta de forma mais concreta” nas diversas esferas humanas e “proporcionalmente, mais abstrata no espiritual. Agir no social e no cultural com responsabilidade e harmonia aos desígnios do Orixá torna-se, portanto, um meio fundamental para a realização das atividades da OICD” (Mãe Maria Elise Rivas, no livro “OICD – Escola de Iniciação desde 1970, vigência 2019, página 155).
Assim, com muita alegria inauguramos hoje a Plataforma OICD – Cursos EaD, desenvolvida por ex-professores da FTU – Faculdade de Teologia Umbandista, entre especialistas, mestres e doutores. Alguns cursos foram inicialmente produzidos como de extensão, calcados na epistemologia, isto é, nos métodos pedagógicos propugnados pela FTU, e hoje são cursos livres acessíveis a todos e todas, entre eles “Exu e a diversidade de interpretações”, “Teologia do ori-bará”, “Umbanda Esotérica”, entre outros.