Nos idos de 1996, a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino aluga o prédio de nº 400 localizado à Av. Santa Catarina com a finalidade de ali implantar um de seus terreiros. Antes da locação realizada pela instituição passaram por lá dois terreiros de umbanda, sendo um deles do falecido Roberto Getúlio de Barros, Roberto Guarantã, como ficou conhecido. O que ganha relevância na história de Pai Rivas, pois o mesmo, no início de sua adolescência, frequentara as giras de Roberto Guarantã, onde incorporou o caboclo Urubatão da Guia. Logo, o local tinha vínculos íntimos com a trajetória do fundador da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino.
Workshop: Círculo Magístico dos Neumas
Foi a segunda edição deste Workshop, desenvolvido por Pai Rivas. O curso propõe um método magístico que permite transformar o círculo em irradiador de Magias ou mesmo Escudo de defesa.
No workshop foram ensinadas questões teóricas e práticas sobre um dos métodos magísticos mais importantes para a Umbanda Traçada e para a Umbanda Iniciática.
O Círculo Magístico é um Círculo de madeira, preparado de maneira especial com medidas cabalísticas específicas. Os participantes que fizerem a vivência penetrarão nesses arcanos.
Nos aspectos espirituais, o participante se filia diretamente à Confraria dos Espíritos Ancestrais, à Corrente dos Magos, Psicurgos e Teurgos do Plano Astro-mental ou Plano Sobrenatural.
Há uma ciência toda de palavras e outros fundamentos para movimentar o Círculo Magístico e mesmo para imantação e consagração do mesmo.
O curso foi ministrado por Mestra Yamaracyê, sucessora de Pai Rivas, e mestre Yabauara. Ao final do workshop, cada participante recebeu seu Círculo Magístico dos Neumas pessoal.