Nos idos de 1996, a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino aluga o prédio de nº 400 localizado à Av. Santa Catarina com a finalidade de ali implantar um de seus terreiros. Antes da locação realizada pela instituição passaram por lá dois terreiros de umbanda, sendo um deles do falecido Roberto Getúlio de Barros, Roberto Guarantã, como ficou conhecido. O que ganha relevância na história de Pai Rivas, pois o mesmo, no início de sua adolescência, frequentara as giras de Roberto Guarantã, onde incorporou o caboclo Urubatão da Guia. Logo, o local tinha vínculos íntimos com a trajetória do fundador da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino.
Exposição Carnaval Cultural
Entre Histórias
Com o apoio da Diretora do Fórum da Comarca de Itanhaém, a Sra. Juíza de Direito Exma. Dra. Hellen Cristina e Melo Alexandre, e da Prefeitura de Itanhaém, na pessoa do Diretor de Cultura, Tony Sheen, foi realizada a Exposição Carnaval Cultural: Entre Histórias.
Promovida pela OICD e idealizada por Mãe Maria Elise Rivas, contou com três ações culturais:
1. Exposição no Fórum da Comarca de Itanhaém
Foram expostos banners contando a história do samba, quatro manequins com figurino cedido pelos blocos carnavalescos de Itanhaém e houve montagem de um painel com roteiro musical para audição dos visitantes, das seguintes canções: “O abre alas” - Chiquinha Gonzaga (1899), “Pelo telefone” – Donga (1916), “Xangô” (Canto de macumba) – Heitor Villa-Lobos (1929), “No terreiro de Alibibi” – Intérpretes: J. B. de Carvalho e Zaíra de Oliveira. Samba-macumba de Gastão Viana. (1932), “Feitiço da Vila” – Noel Rosa (1934) e Hino da U.A.I - União dos Amigos Independentes.
2. Roda de Entrevista: entrevista conduzida pela equipe da OICD com Vinicius de Camargo Barros, mestre em Percussão pela Unicamp, Bacharel no IA da Unesp e formado pelo Conservatório de Tatuí. É chefe de Naipe de Percussão da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, onde atua há 19 anos. Professor do curso de Graduação em Percussão Popular nas Faculdades Cantareira e Souza Lima & Berklee. Professor de Ritmos Brasileiros na Pós-Graduação da Unifaccamp. Realizou clinicas de percussão em diversos países, como Estados Unidos, México, Portugal e Japão. Membro integrante do grupo do pianista Vana Gierig, no qual realiza turnês por diversos países e importantes Festivais de Jazz, tendo como solista convidado o saxofonista Paquito D' Rivera no qual gravaram o Cd "Making Memories". Fez turnê nos Estados Unidos com o renomado saxofonista Branford Marsalis. Trabalhou com diversos artistas brasileiros, como Osvaldinho do Acordeom, Zizi Possi, Zé Renato, Toquinho, Banda Savana, entre outros.
3. Apresentação de ballet do Corpo de Baile ABITA e de show de samba do grupo Toque de Sedução no encerramento da exposição, no Paço Municipal.
• Cronograma de atividades
25/02/2019 – Segunda-feira: Abertura oficial da ação cultural, com início da exposição no Fórum da Comarca de Itanhaém, às 12h30.
20/03/2019 – Quarta-feira: Roda de entrevista com Vincius Barros, no Gabinete de Leitura.
23/03/2019 – Sábado: Encerramento da exposição, com apresentação de ballet do Corpo de Baile ABITA e show de Samba do grupo Toque de Sedução, às 17h, no Paço Municipal