Nos idos de 1996, a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino aluga o prédio de nº 400 localizado à Av. Santa Catarina com a finalidade de ali implantar um de seus terreiros. Antes da locação realizada pela instituição passaram por lá dois terreiros de umbanda, sendo um deles do falecido Roberto Getúlio de Barros, Roberto Guarantã, como ficou conhecido. O que ganha relevância na história de Pai Rivas, pois o mesmo, no início de sua adolescência, frequentara as giras de Roberto Guarantã, onde incorporou o caboclo Urubatão da Guia. Logo, o local tinha vínculos íntimos com a trajetória do fundador da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino.
Realizado no dia 18 de março, em Itanhaém, pela OICD em parceria com a UAI, o evento proporcionou cultura e lazer por meio da música, contando com:
-
Talk-show: História do Blues - Gabriel Delfino e Di Rubens apresentaram a história do blues, cujas raízes foram formadas na África. No talk-show, falou-se sobre as work songs (canções de trabalho) e dos Fiel hollers, que utilizavam esse canto para se expressar, na formação do blues.
-
A dança como atividade física - A dança é uma atividade física alegre, que traz sensações de bem-estar e, dessa forma, proporciona não só a saúde física, mas também a saúde emocional e mental. Com base nisso, a professora de Educação Física e mestra em Educação Angélica Segóvia de Araújo discorreu sobre os benefícios da dança para a saúde.
-
Talk-show: Funk - Entre ritmos e apresentações do funk, MC Kazuya contou sobre a chegada do funk ao Brasil, em 1970, e a importância do tambor na formação do funk nacional. A música que hoje conhecemos como funk carioca não deriva diretamente do funk norte-americano, mas de uma variedade de hip-hop conhecida como Miami bass.
-
Palestra: Samba - Pós-doutorando, doutor, mestre e bacharel em percussão pela Unesp na área de Música, performance, processos, práticas, e teorizações em diálogos, o professor Rafal y Castro compõe com Alberto Ikeda, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella o grupo de pesquisa Percussão, Música e Cultura: teoria e prática. Discorreu sobre o samba, sua formação, estilos e a sua origem, indissociável dos terreiros de candomblé.
-
UAI - Ao fim, a escola de samba UAI fez uma apresentação de sua bateria.
O evento contou ainda com campanha de prevenção, por meio da aferição da pressão arterial por profissionais de saúde.