O que é OICD?

A Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino é uma Instituição religiosa sem fins lucrativos fundada em 1970 pelo sacerdote F. Rivas Neto, que a dirigiu até maio de 2018. Promove a iniciação, o diálogo e a difusão do conhecimento dos três núcleos duros: candomblés,  encantarias e umbandas. Segundo os pressupostos de seu fundador, esses três núcleos mantêm o diálogo entre si. Por isto, a Instituição tem como objetivo iniciático a formação em um ou mais núcleos. É dirigida pela sacerdotisa Maria Elise Rivas, sucessora de F. Rivas Neto, desde maio de 2018.

As Casas de cada Núcleo
Show More

A OICD é uma Instituição religiosa de cunho iniciático, de modo que a iniciação ocorre em três núcleos duros que dialogam entre si: candomblés, encantarias e umbandas. Portanto, a OICD é composta atualmente por quatro casas de iniciação, cada uma em uma escola própria das religiões afro-brasileiras.

   Assim, no núcleo dos candomblés, faz parte da OICD o Ilé Funfun Àsè Awo Oso Òògun, localizado em Itanhaém. Quanto ao núcleo das encantarias, fazem parte da OICD o Ilé Oka Sete Estradas e o Ilé Oka Sete Lajedos e Palácio do Exu Desata Nó, localizados em Itanhaém e em São Paulo respectivamente. Por fim, quanto ao núcleo das umbandas, faz parte da OICD o TUO, localizado em Itanhaém. Para mais informações sobre cada uma das casas quem compõem a OICD, acesse as páginas específicas nesta página.

A Direção da OICD

   A OICD foi fundada por F. Rivas Neto em 28 de julho de 1970 e, desde então, sempre esteve em transformação, de acordo com a visão de Pai Rivas segundo a qual as religiões afro-brasileiras sempre estão em constante mudança (Rivas Neto, 2012 -> ver produção bibliográfica). É assim que foram sendo instituídas as casas de cada núcleo, uma vez que o sacerdote Pai Rivas foi iniciado nos três núcleos (veja mais sobre Pai Rivas). A OICD também foi mantenedora da FTU, primeira e única instituição de ensino superior voltada à Teologia Afro-Brasileira credenciada e reconhecida pelo MEC, com funcionamento de 2003 a 2016. Com a passagem de Pai Rivas para o "outro lado da vida", como costumava dizer, em maio de 2018, o comando da OICD e sua Tradição, com todas as Casas que a compõem, foi transmitido a sua sucessora, Mãe Maria Elise Rivas (veja mais sobre Mãe Maria Elise Rivas).

F. Rivas Neto
(1950 - 2018)

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações

Siga a OICD:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2020 Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino - Desde 1970

Fachada OICD Chebl MassudBL

Fachada antiga da OICD, à Rua Chebl Massud, 157.