A Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino (OICD), na figura de seus dirigentes e de seus templos, sempre preocupou-se com a divulgação e manutenção da tradição e cultura afro-brasileiras. Assim, durante suas várias décadas de existência, sempre procurou promover projetos que valorizassem esta cultura e tradição. Deste modo, neste ano de 2018, fez parceria com o Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Itanhaém e com o Fórum da Comarca de Itanhaém com este intuito: recuperar e manter na memórias das pessoas vivas as contribuições diversas realizadas pelos africanos e africanas e seus descendentes na sociedade brasileira.
E mais: para a OICD é muito importante a ação ritual realizada no interior dos templos, mas esta ação deve alcançar a sociedade como um todo, com projetos sociais, culturais, nas áreas política e econômica a fim de contribuir com a formação da sociedade e o respeito à diversidade.
Neste âmbito, apresenta a exposição (In)Visibilizados, com apresentação de nomes de negras e negros que contribuíram para a sociedade brasileira em frentes variadas como: música, literatura e política. Dar-se-á com painel rotativo a fim de permitir que cada indivíduo pense a si mesmo como consumidor dos bens culturais da cultura negra e, ao mesmo tempo, reflita o quanto contribui (ou não) para o racismo no Brasil.
A exposição ocorrerá no Fórum da Comarca de Itanhaém, das 12h30 às 18h30.
Além da exposição, integra a Semana da Consciência Negro um Ciclo de Palestras que ocorrerá na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, das 19h às 20h30, com o seguinte cronograma:
Comments